data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Anselmo Cunha
Em uma Câmara de Vereadores com 10 novos nomes, seria previsível, comum e, principalmente, aceitável que todos, em maior ou menor grau, tenham um ritmo próprio para se ambientarem ao Legislativo. Mas dos demais 11 parlamentares, há ainda aqueles já entrosados e familiarizados com a sistemática processual e do dia a dia da Casa. Um deles que concilia essa prioridade é o vereador Tubias Calil (MDB), que já esteve no Parlamento.
Com passagem pela Câmara e também com a experiência de ter sido secretário de município - de Esportes e, ainda, de Infraestrutura - na gestão Cezar Schirmer (MDB), Tubias voltou à Casa com uma bandeira bem específica: dar segurança e tranquilidade àqueles que queiram investir em Santa Maria. Ou seja, assegurar liberdade econômica.
Ligações com tons ameaçadores a vereadores são levadas à Polícia Civil
Em um país que engessa quem queira ser dono do próprio negócio, Tubias protocolou, no começo desta legislatura, um Projeto de Lei (PL) com esse objetivo.
Acontece que tanto ele quanto o Executivo municipal têm a mesma proposta. Para evitar "bateção de cabeça", como diz o ditado, Tubias e o colega Pablo Pacheco (PP, ambos na foto), outro nome novo no Legislativo e com uma agenda liberal e conectada ao mercado, estiveram reunidos para dar celeridade à votação ao Projeto de Lei.
Candidato a prefeito nas últimas eleições, Evandro Behr é, agora, do PP
- Não se pode ficar numa queda de braço ou dosando forças. Decidi retirar o meu projeto e, com entendimento conjunto da prefeitura, eu e o vereador Pablo Pacheco vamos inserir emendas para que essa matéria seja votada o quanto antes - pontua Tubias.
Dentro da Câmara de Vereadores, uma casa essencialmente (e como deve ser) política, Tubias Calil se consolida como uma voz sensata. No outro campo, das questões da vacinação, tem sido incansável na fiscalização do poder público, mas sempre exercendo o diálogo e, dentro do possível, buscando construir consensos.